14 de novembro de 2008

A causalidade

A causalidade (lei da causa e efeito) é uma das mais importantes leis da natureza. Através dela, nos tornamos responsáveis por todos os nossos atos neste mundo. Somos culpados pelas desgraças que ocorrem em nossas vidas, da mesma maneira que somos geniais quando tudo dá certo.

Ela influencia nosso dia-a-dia, manifestando reflexos do passado - até de vidas passadas - nas decisões que estamos por tomar. A causalidade se manifesta por um contexto. Este contexto é formado pelo conjunto de variáveis que irão influenciar as nossas decisões (se é que as temos...). E esse contexto é dinâmico, sendo alterado a todo instante por nós mesmos e por todos que estão à nossa volta.

É importante observar que a causalidade não nos remete ao "determinismo", que diz que as coisas acontecerão em nossas vidas por já estarem determinadas no momento em que nascemos (Maktub). Nós agimos e interagimos com outras pessoas e este relacionamento, por si só, tem o poder de alterar as condições pré-determinadas de nossas vidas.

Também pela causalidade, excluímos a possibilidade do "livre-arbítrio", uma vez que, quando decidimos algo, nossa decisão já está limitada pelas possibilidades geradas pelo contexto no qual estamos inseridos.

A escolha é uma ilusão. É uma forma de controle que as mentes que detém o poder (de alterar o contexto) exercem sobre as demais. Também não conseguimos escolher por outra pessoa. No máximo, conseguimos influenciar o contexto, alterando determinadas condições que irão aumentar ou diminuir o leque de possibilidades de escolha das outras pessoas.

Como os budistas acreditam: "eu posso lhe mostrar a porta, mas só você é quem poderá entrar".